Na próxima segunda-feira, 27 de abril, 240 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Álvaro Guião, de São Carlos (SP), terão uma aula diferente. Desta vez, os professores serão sete colegas que cursam o segundo ano do médio na escola. Eles mostrarão os resultados de três projetos de pré-iniciação científica que estão desenvolvendo, sob a orientação de docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos.

Esses projetos fazem parte de um programa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para apoiar projetos de pesquisa que possibilitem despertar o interesse pela ciência em alunos da rede pública de ensino.

Os alunos da Álvaro Guião foram orientados por um grupo de professores coordenado por Seiji Isotani, do ICMC. Isotani explica que o objetivo era desenvolver o pensamento computacional por meio da linguagem de computação scratch: “Os estudantes utilizaram o programa para realizar pequenas atividades de programação visual. Assim, puderam se apropriar de conhecimentos de computação e de inovação tecnológica, que poderão ser úteis para motivá-los a seguir uma carreira na área de ciências exatas”.

“Muitos jovens, principalmente do ensino público, pensam que a USP é uma realidade distante de suas vidas. Esse projeto quer mostrar que isso não é verdade. É uma forma de captar novos talentos e incentivá-los a entrar na área de computação”, explica a professora Roseli Romero, coordenadora do programa de Pré-Iniciação Científica no ICMC e presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto.

Os alunos também mostrarão seus projetos para a comunidade do ICMC.

Os professores da USP que desejarem orientar projetos de pré-iniciação científica podem submeter propostas até 22 de maio, de acordo com o edital disponível online. As escolas públicas que desejarem fazer parte da iniciativa devem procurar sua respectiva Diretoria Regional de Ensino.