ROTAÇÃO

Revezamento de atividades de acordo com uma escala de horários ou sob a orientação do professor. Nesse modelo, pode-se optar por:

Rotação por estações – Os estudantes são organizados em grupos para atividades distintas, como escrita, leitura, atividades online etc. O professor pode ou não acompanhar os grupos, ou alguns grupos. É importante valorizar momentos para trabalhos colaborativos e individuais. Apesar de serem independentes, as atividades dos grupos devem ser integradas. Após um tempo combinado com a turma, os estudantes trocam de estação para que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos.

Laboratório rotacional – A rotação acontece entre os laboratórios e a sala de aula. Os estudantes direcionados aos laboratórios trabalham em computadores, de forma autônoma, para cumprir os objetivos fixados pelo professor – que estará com a turma em classe. No laboratório, podem ser acompanhados por um tutor.

Sala de aula invertida – A teoria é estudada em casa e a sala de aula se torna espaço para debates, resolução de atividades, entre outras propostas. Estudiosos dessa área afirmam que o modelo de ensino que tem início pela exploração é muito mais eficiente, uma vez que não é possível buscar respostas antes de pensar nas perguntas.

Rotação individual – Cada estudante tem uma lista das propostas que deve contemplar em sua rotina para cumprir os temas a serem estudados. A agenda diária é individual, customizada de acordo com suas necessidades de aprendizagem.

FLEX

Os estudantes têm uma lista de atividades a ser cumprida, em seu ritmo, com ênfase no ensino online. O professor fica à disposição para esclarecer dúvidas e apoiar. Esse modelo exige uma ruptura com a organização escolar convencional, o que não é comum no Brasil. Requer um plano personalizado, pois a organização dos alunos não é por ano ou série. Turmas de 6º ano podem trabalhar junto a turmas de 8º, por exemplo.

À LA CARTE

O estudante é responsável pela organização de suas atividades, tendo que cumprir os objetivos gerais, definidos junto com o educador. A parte online pode ser feita na escola ou em em outro local.

VIRTUAL ENRIQUECIDO

A experiência deve ser compartilhada por toda a escola e também consiste em um modelo disruptivo. Os estudantes alternam entre estudos presenciais e virtuais. O presencial pode ser apenas uma vez por semana, por exemplo.

 

Você também pode fazer

O curso Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação, desenvolvido pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, está disponível online, no site da Fundação e na plataforma Coursera. O curso pode ser feito a modalidade aberta, online e gratuita com 40 horas de duração – oferece videoaulas, quizzes, avaliação global e fóruns de discussão. Também pode ser feito online com tutoria, atividades para serem implementadas em sala de aula e certificação – são 80 horas de duração, distribuídas entre videoaulas, quizzes, avaliação global e fóruns de discussão. Redes públicas de ensino têm direito a bolsas de 100%. Também está disponível para compra, no site da Fundação, o livro que leva o mesmo nome do curso. Custa R$ 50,00.

O curso foi criado a partir de uma inciativa piloto com 13 escolas (6 públicas e 7 privadas) de ensino fundamental e médio. Essas instituições fizeram parte do Grupo de Experimentação (GE) em Ensino Híbrido.

fundacaolemann.org.br/ensino-hibrido
https://pt.coursera.org/learn/ensino-hibrido

 

Fonte: Ensino Híbrido – Personalização e tecnologia na educação. Org. Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. Penso Editora, Fundação Lemann, Instituto Península.