A educação em nuvem é uma das tendências educacionais mais claras dos últimos meses. Mas… o que é exatamente essa nuvem? É um conjunto de ferramentas e aplicações online às quais se pode ter acesso a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular) sempre que se esteja conectado à internet e independentemente do sistema operacional do equipamento.
Isso significa que não é necessário instalar nenhum programa na máquina, e que tampouco os documentos ficam salvos na memória interna do dispositivo. Para isso, além de um aparelho com conexão à internet, é preciso ter um serviço de nuvem – que pode ser gratuito ou pago. Os mais simples são serviços web gratuitos que oferecem armazenamento e compartilhamento de documentos. Outros permitem editar os arquivos e criar novos textos, planilhas de dados ou apresentações na própria plataforma.
Também são considerados serviços em nuvem os repositórios que permitem consultas online de conteúdos de texto ou multimídia, como vídeos, e-books ou apresentações. Para desfrutar das vantagens da nuvem pode-se optar por serviços genéricos (e até gratuitos), mas também há serviços desenvolvidos especificamente para aplicações educativas.
Confira, abaixo, algumas sugestões.
Pago
Com este software de aprendizagem colaborativa em nuvem, docentes e estudantes têm possibilidade de colaborar em tempo real, realizar avaliações da classe, entrar em ambientes de trabalho digitais e interagir com recursos pedagógicos. Tudo isso sem necessidade de instalar, atualizar ou manter aplicações em diferentes plataformas de hardware e de software. Está disponível para compra no Google Apps para Educação e funciona mediante um sistema de assinatura por usuário – não por dispositivo. Dessa forma, a mesma pessoa pode acessar com sua senha por meio de diferentes equipamentos. Além disso, a partir de computadores portáteis também se integra a lousas digitais e telas interativas, tablets e smartphones de qualquer marca.
Gratuito para estudantes e professores
Inclui ferramentas de colaboração como correio eletrônico, compartilhamento de documentos, conferência web, Office Online (Exchange Online, Office Web Apps, SharePoint Online e Lync Online). O programa tem recursos de privacidade e oferece armazenamento de até 50 Gb por usuário. Essa solução é gratuita para estudantes e professores, que se beneficiam de colaboração em tempo real, compartilhamento de calendários, controle de agendas e tarefas, aulas virtuais, arquivamento e organização de informação, tutorias em tempo real e gestão de classes e cursos.
Pago
Pelo navegador web e de qualquer dispositivo, independente do sistema operacional. É assim que se tem acesso às lições, graças ao software StarCloud, que está na nuvem, sem necessidade de instalação, de fácil uso e com grandes possibilidades de trabalho colaborativo a distância. O professor pode criar uma aula, que será automaticamente salva online e estará sempre disponível. O programa permite acrescentar texto à mão ou por meio de um teclado, desenhar a mão livre, compartilhar documentos, integrar páginas web ou arquivos de vídeo, imagem e áudio, entre outras facilidades. Quando várias pessoas trabalham ao mesmo tempo, não é preciso sincronizar os dispositivos de cada uma.
Versão gratuita para professores
Este programa tem duas versões: uma gratuita, que os professores podem utilizar para planejar aulas e ter acesso a elas de qualquer dispositivo com conexão à internet; outra versão é voltada a escolas, com funções ampliadas, como interação com os alunos a distância, monitoramento do tempo que o aluno faz as tarefas de casa, como está progredindo. Também permite dar notas pelo sistema.
Pago
Funciona pelo navegador com lousas interativas, telas LED, projetor interativo ou tablet, independente do sistema operacional. Pode-se compartilhar uma atividade com outra pessoa, desde que haja conexão à internet. É muito simples trabalhar de forma colaborativa. Com o aplicativo, os alunos podem ver pelo celular o que o professor está fazendo na lousa e interagir. Os professores não precisam de treinamento. O software se atualiza automaticamente e também arquiva dados na conta do professor, que pode salvar as aulas.
*Artigo publicado originalmente no portal Educación 3.0
Nota da redação: Convidamos nossos leitores a complementar este artigo enviando sugestões de soluções livres!